Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - nutriVeg - Nutrição Vegetariana

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Comportamento

Convite para participar de reunião do Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA) nesse sábado!

Local: VEGETHUS Vila Mariana

Nesse sábado, dia 21 de março de 2009, das 15h30 às 18h30, acontece o terceiro evento mensal do ano do Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA), conforme programação do semestre previamente divulgada. Atenção especial deve ser dada ao local, que foi alterado por razões técnicas: este mês o restaurante VEGETHUS, próximo ao metrô Santa Cruz, sediará o evento. O horário foi alterado em apenas meia hora mais tarde em relação à programação original.

Veja e divulgue o cartaz do evento deste mês:

http://gedasp.org/geda2009-03.pdf

Programação do semestre e dados sobre o grupo:

http://gedasp.org/programacao.pdf

TEMAS E BIBLIOGRAFIA INDICADA

Os temas apresentados e discutidos desta vez são:

- Direitos humanos e direitos animais: justificativas e intersecções (conduzido por Maurício Kanno); e

- Argumentar em situações difíceis (conduzido por Dimas Gomez).

Como se trata de um grupo de estudos, é importante que cada participante presente possa também contribuir com idéias a partir de suas próprias leituras anteriores. É claro que os participantes que desejarem ser apenas ouvintes também estão convidados, e ainda assim encorajados a participar ativamente. Segue, assim, orientação para as leituras:

Os livros usados para o primeiro assunto são "A fundamentação ético-política dos direitos humanos", de Josué Emilio Möller e "The case for animal rights", de Tom Regan, entre outros. Na internet, podem ser indicados os textos "Algumas questões de direitos humanos", de Marco Bruno Miranda Clementino (http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=75) e "O caso dos direitos animais"(http://www.sentiens.net/top/PA_ACD_tomregan_15_top.html), em que Regan resume seu livro, em tradução de Sonia Felipe.

Para o segundo assunto, o livro-base tem o mesmo nome do título: "Argumentar em situações difíceis", de Philippe Breton, e uma sinopse pode ser encontrada em http://www.manole.com.br/livros.php?id=1488. Para quem não tiver acesso ao livro, pode ler como apoio os textos "Teoria da argumentação: lógica, ética e técnica" (http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2861), de Edvaldo Soares; e/ou "Por uma retórica do discurso: argumentação técnica, emotiva e representacional", de Ivo José Dittrich (http://www.alfa.ibilce.unesp.br/download/v52-1/02-Dittrich.pdf)

Contamos com sua presença,

Maurício Kanno

http://gedasp.org/


Mais informações para a imprensa:
Gabriela Fernandes
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8517
E-mail: redacao2@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br